Categoria B+E

Ligeiros com Reboque

A subcategoria B+E não tem uma componente teórica obrigatória, no entanto, é necessário fazer um exame prático para obter a licença. Contudo, recomendamos que agende previamente aulas práticas de forma a aperfeiçoar algumas manobras passíveis de serem examinadas.

A condução de um veículo com reboque, o condutor deve estar ciente de que a condução deste tipo de veículos requer precauções adicionais, nomeadamente:

  • Verificar o sistema de engate, o seguro e as luzes do reboque.
  • O reboque deve possuir uma chapa de matrícula na retaguarda, igual à do veículo ligeiro, caso o peso bruto não exceda 300 kg. Se exceder esse limite, será necessário um Certificado de Matrícula, pois o reboque terá sua própria matrícula.

Por fim, recomendamos especial atenção na realização de manobras, especialmente ao fazer marcha-atrás, pois o veículo adquire novas dimensões ao ser acoplado um reboque, o que pode reduzir a visibilidade.

Na FORUS estamos prontos para ajudá-lo a preparar-se para esta categoria e garantir que está seguro e confiante na estrada.

Para mais informações, consulte-nos!

LEGISLAÇÃO DE CONSULTA:

DESPACHO Nº 17692/05;

DECRETO-LEI Nº 44/05;

DECRETO-LEI Nº 45/05;

DECRETO-LEI Nº 54/05;

PORTARIA Nº 536/05;

 

Idade Mínima: 18 anos

Conjunto de veículos acoplados, compostos por um automóvel ligeiro e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500Kg.

A carta de condução desta categoria habilita ainda a conduzir tratores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que a massa máxima do conjunto não exceda 6000Kg.

Nota: a obtenção da carta de condução de categoria BE depende da titularidade da carta de condução válida para a categoria B.